quinta-feira, 13 de maio de 2010

A PRIMEIRA VEZ AGENTE NUNCA ESQUECE


Há dias vinha matutando quando seria a minha primeira vez. Como sabem, estamos virgens (ia escrever invictos, mas isso é coisa de viado). Sim, estamos virgens, afinal isso aqui é um espaço impar, seria como estivéssemos na cozinha levando um lero (está no primeiro post). Certo? Dessa forma, precisamos ter alguma coisa para beliscar enquanto jogamos conversa fora. Mas eu não sabia o que oferecer para vocês. Pensei em umas pastinhas ou picles para abrir o apetite, ou uma coisa mais sofisticada tipo aquelas entradas da cozinha italiana, etc.

Mas não. Estamos papeando há bastante tempo e vocês já devem ter comido algo salgado. Quem sabe até a refeição já foi consumida. Nesse caso eu estaria atrasado. Quem sabe ainda não pego a hora da sobremesa, até porque se essa hora já tiver passado vocês poderão saborear o que vou lhes oferecer quando estiverem com aquele sono e prestes a dormir.

A exemplo do livro, homônimo do Blog, escreverei um pouco sobre como obtive essa receita.

Tenho uma colega de trabalho, Arquiteta como eu, que também tem prazer em cozinhar, só que ela sabe. He he he.

Gente muito fina e sempre de bom humor, estamos quase todos os dias nos encontrando pelo andar, quando invariavelmente trocamos algumas palavras, nem que apenas um bom dia ou boa tarde. Quando nos encontramos na copa o papo demora mais um pouco e melhora quando temos a companhia de um Engenheiro que trabalha no meu setor, um sujeito hilário que chegou a pouco na empresa.

Conversamos sobre quase tudo, menos trabalho, obviamente.

Certo dia falando no desejo de criar um (esse) blog ela sugeriu que poderia me ceder algumas receitas. Antes disso, ela já havia me falado de sua habilidade em pratos de fácil execução e que as pessoas que provavam elogiavam muito. Lógico que aceitei de imediato, mas ela nunca aparecia com a dita cuja. Eu nunca mais toquei no assunto, sei lá se ela havia desistido. Sabe como são as mulheres. Prefiro não correr o risco.

Essa semana ela voltou a citar suas receitas. Não me fiz de rogado e dei uma cobrada de leve até que hoje ela apareceu pedindo uma folha de papel onde escreveu, ali mesmo a receita abaixo. Logo depois escreveu outra que vou guardar para depois.

Ela não disse o nome e eu, tentando visualizar o produto final, nem me toquei de perguntar. Vou chamar de Torta de Maçã ou de Banana. Caraça! Muito criativo.

Ingredientes:

Margarina – 1 Tablete
Maçãs - 4 unidades - ou bananas – 6 unidades
Passas – à gosto (se desejar)
Farinha de trigo – 1 ½ xícara
Açúcar – 1 ½ xícara
Fermento – 2 colheres de sopa
Ovos – 3 unidades
Canela em pós – à gosto

Como Fazer:

Unte um tabuleiro ou pirex com parte da margarina;

Corte as maçãs em gomos finos – (Ih! Ela não falou se era com ou sem casca. Eu tentaria sem)
Ou as bananas em rodelas ou ao comprido (essas com certeza sem casca);
Forre o fundo do tabuleiro (ou pirex) com as frutas;

Misture, a seco, a farinha de trigo, o açúcar e o fermento (farinhada);
Espalhe sobre as frutas;

Derreta 3 colheres de sopa de margarina e espalhe sobre a farinhada;

Bata os ovos (clara e gema) até ficarem uniformes, não é “em neve”;
Espalhe sobre;

Polvilhe com açúcar e canela;

Coloque no forno médio e em intervalos de 15 a 20 minutos espete um palito até que ao tirá-lo ele esteja seco e limpo (sem resíduos da torta).

Pode ser servida quente ou fria.
Acompanhada de sorvete ou chantily fica ótimo, caso não estejam de dieta...
Se estiver, esqueça, vale a pena.
Ah! Ia esquecendo, as maçãs devem ser sem casca.

Sirva com suco ou refrigerante, mas tem que diet ou zero. He he he!

2 comentários:

  1. doce nem é a minha praia....


    hehehe

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia! Faz aí e chama a gente pra comer!
    Cozinhar não é minha praia...
    Mas, Joao pode fazer um risoto e vc faz a torta.
    E eu levo....
    Estamos esperando o convite.
    Bjs
    Monica

    ResponderExcluir