domingo, 16 de maio de 2010

INTERNET DISCADA?


Anteontem, sexta feira, previsão de um fim de semana com sol, véspera de uma semana de moleza em casa a fim de usufruir de um saldo de banco de horas no trabalho.

Para quem não sabe, Banco de Horas é o acúmulo das horas extras feitas em um determinado período que são armazenadas para serem usufruídas posteriormente.

Uma ou duas vezes por mês nos reunimos, parte do pessoal do trabalho, para um almoço diferente em um restaurante um pouco mais sofisticado. Já fomos em italianos, portugueses, árabes e alemães. Todos de muita qualidade. As contas variam muito. Já pagamos, por cabeça, R$ 30,00 em um italiano assim como absurdos R$ 107,00 em um português. Neste adivinhamos o preço assim que vimos o Anselmo Goes (colunista de O Globo) adentrar ao salão, mas já havíamos feito os pedidos, não dava para voltar atrás. Talvez esse tenha sido o motivo de o sabor da comida não estar tão bom.

Dessa vez fomos a um contemporâneo. O ambiente era simples, mas de muito bom gosto. Um espaço amplo e agradável.

O imóvel tem como base uma estrutura metálica de dois pavimentos, no segundo um piano bar. Construído dentro de um antigo sobrado antes extremamente danificado e agora reformado como mostram fotografias na parede. Ao fundo uma área descoberta com mesas, mas fechada naquele dia.

Éramos seis e estávamos de bom humor. A garçonete se mostrava atenciosa e eficiente, o que se confirmou durante todo o almoço.

“Essa você perdeu Italiano Carcamano!”

Entre nós estava um engenheiro que, como posso escrever sem arrumar mais um inimigo? Ele é um cara consciente com os problemas do mundo que transforma essa preocupação em sempre tentar arrumar uma maneira de reduzir a despesa a fim de evitar o que ele considera desperdício. Ou seja, ele não gosta muito de gastar a não ser que valha muito a pena. He he he!

Muitos diriam: “Ele é um cara consciente.” Outros: “É um mão de vaca!” Vou chamá-lo de Patinhas a fim de identificá-lo no texto.

Continuando. Estávamos jogando conversa fora, enquanto bebíamos nossa cervejinha gelada e líamos o cardápio em busca da refeição perfeita. Três, eu inclusive, escolheram um linguinni com frutos do mar, dois outros um risoto de camarão e o último uma torre de filé mingnon com legumes ou algo parecido e ervas.

E o papo continuava descontraído. Até que em certo momento Patinhas deixou escapar que era usuário de internet discada. Alguém ainda sabe o que é isso?

Eu perguntei, ele poderia estar se enganando, se era aquela que fazia o barulho: “piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, etc. Com a confirmação todos caímos na gargalhada, após minha observação de que ele deveria ser o único ser na face da terra que ainda usufruía desse serviço.

Então ele complementou informando que havia enviado sua declaração de Imposto de Renda pelo sistema e que tinha dado tudo certo. Vamos aguardar o resultado da Malha Fina.

A comida chegou, estava ótima e foi saboreada sob vários assuntos e cerveja. Pedimos a sobremesa, torta de amêndoas, que estava uma delícia, pagamos a conta e fomos embora de volta a labuta.

Eu fiquei com aquela história de internet discada na cabeça, imaginando como seria para a Oi ter que manter um serviço apenas para atendê-lo já que, para mim, ratificando minha observação anterior, ele realmente seria o único remanescente na utilização do sistema. Tudo bem, o único não, mas um dos nove últimos Moicanos.

Seria uma salinha localizada nos fundos do andar térreo do prédio. De dimensões reduzidas toda empoeirada, ar condicionado precário, teias de aranha no teto e um painel cheio de botões e cabos obsoletos, tipo daquelas telefonistas dos anos sessenta. No canto, uma televisão preto e branco dezesseis polegadas.

Os únicos aparelhos menos desatualizados seriam três celulares cada um com os nove números telefônicos de cada um dos nove clientes que teriam toques personalizados:

O primeiro seria o tema da série Bonanza;
O segundo o tema de E o Vento Levou;
O terceiro o tema de BatMasterson;
Super Mário Bros (o primeiro) o tema do quarto;
E assim sucessivamente passando por “O Bem Amado” e “National Kid”.
O tema de Patinhas seria, um deixe-me ver. . . “Fuscão Preto” de Waldick Soriano. Patinhas adora carros. Poderia ser também do “Speed Racer”. Não, Fuscão Preto é mais Cult. He he he.








Como era pequeno o número de usuários os dois funcionários, sessentões, seriam pouco acionados já que com a quase nenhuma utilização não havia congestionamento de bits. Pelo mesmo motivo a velocidade seria satisfatória!

Em um canto da sala teria uma estante com vários livros e jogos para que os dois funcionários pudessem passar o tempo.

Haveria uma comunidade no Orkut: “Eu Utilizo Internet Discada e Daí?” Mas por motivos óbvios estaria desatualizada.

Fico imaginado o atendimento:

“No velho oeste ele nasceu. E entre bravos se criou. Seu nome lenda se tornou. Batmasterson, Batmasterson ...”

- Boa tarde Seu José! Há quanto tempo? Andas sumido. Como vai a família? Espero que estejam todos bem. Quem está falando é Francisco. Em que posso ser útil?

- Boa tarde Seu Francisco! Estou bem, a família também. Só o do meio, o Raimundinho, o quarto, que está meio gripado, mas já está medicado. Você sabe né? Depois que perdemos o mais velho com a gripe suína, nunca mais tratamos gripe com chá de limão, mel e alho aqui em casa. Aquela dorzinha nas costas também deu uma estabilizada, mas por via das dúvidas sempre deixo aquele emplastro à mão. E os seus? Como Estão?

- Estão ótimos Seu José. Só a patroa que anda com uma dor de cabeça, mas hoje ela foi a UPA lá perto de casa. Olha! Seu filho vai ficar bom, não se preocupe. Vai dar tudo certo. Mas o que o senhor deseja?

Estou precisando enviar um arquivo e por algum motivo não estou conseguindo. Trata-se de uma apresentação que recebi, muito bonita daquelas que fazem você chorar no final. Sabe? Ela conta a história de um pobre lenhador que tinha perdido tudo em um incêndio na floresta. Ele estava caminhando sem rumo pela estrada quando de repente aparece um anjo que com lindas palavras transforma sua vida ao ponto de ficar muito rico e com o dinheiro ele passa a ajudar os pobres. Eu gostaria de enviar para todos os meus amigos, mas não estou conseguindo. Você pode me ajudar Seu Francisco?

- Claro que sim, mas pode me chamar de Chico afinal nos conhecemos há anos. Só deixa eu dar uma olhada no manual. Sabe como é né? O sistema funciona bem, dá pouco trabalho, junta com a fraqueza da memória, agente acaba se esquecendo das coisas.

- Tudo bem, só não me bota para ficar ouvindo aquela musiquinha ridícula! Por favor.

- Pode deixar Seu José até porque a maquineta que toca a musiquinha está sem pilha e o chefe não está liberando verba pro nosso departamento. Ele acha que damos prejuízo, vê se pode! Olha, estou vendo aqui que vai demorar um pouco, as folhas estão soltando preciso procurar com calma se não o manual vai se desmanchar todo. Enquanto isso quer bater um papo com o Antônio? Ele não está atendendo ninguém agora.

- Olha Chico, gostaria muito de conversar com o Antônio, até para saber se ele resolveu aquele problema da cobrança que fizeram a mais no plano de saúde dele, mas estou com pressa. Faz o seguinte, você procura aí enquanto eu vou ao banco pegar minha aposentadoria, o Bolsa Escola de meu neto e já volto. Quando chegar eu ligo de novo. Aproveita e veja também uma maneira de eu enviar umas fotos de umas meninas. Sabe? Aquelas do BBB10? Cada uma que você nem imagina.

- Vejo sim, pode deixar. Vai lá com calma que quando o senhor ligar estarei com todas as informações. Olha, Seu José! Se o senhor não achar ruim, eu gostaria de receber esse arquivo também. Se desejar, pode ficar um pouco lá na praça jogando dama com seus amigos como o senhor tanto gosta.

- Boa idéia! Vou lá jogar uma daminha sim. Aproveito e pego um sol. Chico, quanto ao arquivo, pode deixar que eu mando. Qual deles você quer?

- Ah! Seu José manda o das meninas. A do lenhador eu já conheço. E não deixe de levar seu boné, o sol está muito forte. Bom dia e até mais tarde.

2 comentários:

  1. Muito engraçado seu artigo sobre o cara da Conexão Discada ! Aproveita bem sua semana livre !
    abraços
    Paola

    ResponderExcluir
  2. Daniel SR24 maio, 2010

    Geraldo, você é um excelene escritor de ficção visto que a "internet discada" ainda é maioria no Brasil, e como usuario informo que para certas aplicações funcinona razoavelmente, mas esperamos que isso mude em breve.
    Um abraço e parabéns pelo blog.
    Daniel SR

    ResponderExcluir