domingo, 9 de junho de 2013

1º E 2º DIAS – RIO – CAMPINAS – LONDRINA



Havia tensão misturada a ansiedade na noite anterior.

Desta vez o planejamento havia sido mais detalhado de por isso mais tempo foi necessário. A pressa devido ao escasso tempo proveniente da antecipação da viagem, misturado com a velocidade com que o tempo voa quando estamos de bem com a vida havia deixado marcas.

Achar no Google Maps todos os mais de 50 pontos, identificar suas coordenadas, lança-las em uma planilha a fim de montar o Roteiro Detalhado, mesmo com a preciosa ajuda de Jeff, não foi fácil. Adicionar as excelentes dicas dos amigos, encontrar os primeiros hotéis, contatá-los, receber as respectivas respostas e inseri-las em outra planilha fez o tempo diminuir. Receber as dicas dos amigos de passeios, restaurantes e melhores estradas então, nem se fala. Imaginem concatenar isso tudo com o calendário.

Não vou nem falar do fazer as malas, ação para a qual sobraram menos de 24 horas.

Mas valeu muito. Estava feliz e os resquícios da má notícia que fez antecipar tudo estavam se esvaindo.

E apesar do cansaço, como na primeira viagem, não dormi bem a noite anterior à partida.

Os três bauletos laterais mais a case do tanque estavam fechados e com as coisas dentro faltava apenas o top case onde colocaria os itens a serem utilizados antes da partida.

Já descobri itens esquecidos. Espero não precisar de óculos reserva. A idade realmente é uma merda.

Antes de dormir, encher o tanque, a penúltima esvaziada de @Boris Staford que dessa vez não foi para o hotel, colocar os dois bauletos laterais na moto, um banho, o jantar e descobrir que tinha que descer para pegar o bauleto onde estava a caixa com os carregadores e demais itens eletrônicos.

Tinha que carregar o celular e o intercomunicador.

MERDA!

Coloquei as coordenadas do primeiro dia no GPS e em fim, dormi?

“PORRANENHUMA” rolei na cama alguns minutos antes disso. Quando o despertador tocou eu já estava com @Boris Staford na rua para sua última esvaziada. O Zona Sul ainda fechado me fez ir ao Pão de Açúcar para comprar o pão e o suco do café da manhã; no Rio quase não existe mais padarias. Apenas dois caixas e a quantidade de gente para ser atendida me fez desistir.

Um sanduba de queijo com mortadela (gosto muito!) no horroroso pão integral sem glúten de minha mãe foi a solução que misturada com água, o café da manhã.

Últimos itens nos respectivos lugares, roupa trocada e com o auxílio de meu filho acondicionei os cases na moto.

GPS no lugar, intercomunicador ligado, todos os bips ouvidos, assim como as primeiras informações do GPS, parti.

Túnel Rebouças, Paulo de Frontin, Linha Vermelha e a doce voz da moçoila do GPS estava muito distante. Minha dificuldade com a tecnologia se mostrava. Eu não conseguia lembrar qual o botão para aumentar o som. Os dois possíveis foram acionados e o volume do tráfego fez sumir o raro som da moçoila.


Parei no Alemão da Dutra, mas não ajudou. Lógico que fiquei puto. Havia testado tudo em um bate e volta no fim de semana anterior e tinha ficado feliz com o resultado; mesmo sabendo que o problema do mau funcionamento desde o dia da compra fora causado por um defeito irreversível no pino que conecta os autofalantes e microfone no aparelho principal e que a peça estava descontinuada (não fabrica mais).

A estrada estava ótima, sem muito movimento, eu estava atrasado. Mas a voz da moçoila fazia falta. Já imaginava passar toda viagem sem sua companhia.

Primeiro pedágio, R$ 5,00. A já conhecida serra das Araras com seu asfalto liso e sinuosidade das curvas convidava à velocidade dos primeiros passos da dança. Era a primeira e ainda não havia me acostumado com o peso da moto carregada com os bauletos cheios. Toda atenção foi necessária para que pudéssemos ao menos bailar descentemente. Não fizemos feio.

Ainda estava na dúvida se todo o trabalho na localização e inserção das coordenadas no GPS havia sido bem feito e consequentemente, se seria confiável. A ausência da maçoila me fazia olhar mais para o aparelho em busca da informação da primeira parada. E ela veio em Resende, como programado.

Tanque cheio, um copo de água, um expresso muito mal servido por uma atendente mal humorada, a primeira barra de proteína e mais uma tentativa de descobrir o porquê da ausência de quem seria minha única companheira, além da moto, por toda a viagem.

Verifiquei a ligação não recebida que havia solicitado ao meu filho para um derradeiro teste. Não estava nada feliz. Até que, com enorme receio de fazer merda, mexendo nos botões detectei que o bluetooth do GPS estava desligado. A voz que ouvira era do autofalante do mesmo e não dos autofalantes dentro do capacete.

Abri um sorriso após ouvir o doce som da gata e fiz a ligação para meu filho. Tudo funcionava bem, menos minha cabeça consumida pela idade.

Paciência.

De volta à estrada passei alguns momentos sorrindo a cada instrução de minha guia.

Um pouco depois de Itatiaia, pego à direita na rodovia 345 e em alguns quilômetros começo a matar as saudades das curvas da estrada visitada há 13 meses. O asfalto liso, a mata fechada formando túneis que escondiam o brilho do sol e o início da queda da temperatura em contraponto com a elevação do nível eram os instrumentos da orquestra que embalava nossa segunda dança. A melhora na coordenação dos movimentos era latente, mas há muito que melhorar e para isso, tenho mais de 6.000 quilômetros de pista de dança pela frente.


Uma parada rápida no Restaurante Sobradinho para descobrir suas coordenadas, impossíveis de serem identificadas no Google Maps (-22.34586,-44.81455) para futuras visitas.

Almoçamos lá há 13 meses e a comida típica mineira é uma delícia e o tratamento excelente.

Uma boa prosa com o dono (acho, esqueci-me de perguntar), um cafezinho minerim e um copo de água. Uma prova de um parmesão feito na região não foi suficiente; tive que repetir. Prometi voltar com a turma e levar um. Não vai ser difícil cumprir essa.

Retomei a segunda parte da segunda dança mais confiante.


O planejado almoço em São Lourenço foi simples. Um filé de peito de frango grelhado no alho acompanhado de uma saladinha banhada no azeite, salpicada de alho torrado. Preciso cuidar da saúde e alho é um excelente remédio além de ser uma delícia.


A alimentação durante a viagem deve ser leve. Lembram? Por isso as barras de proteína, café e água durante as paradas. Se não, dá sono e aí...

Mesmo com as coordenadas no GPS, bebendo um expresso e conversando com o dono da cafeteria (a mesa de há 13 meses), resolvi mudar o roteiro. A estrada que havia escolhido passava por Lambari e era boa, mas segundo ele, tinha uma melhor, passando por Cristina, Itajubá (Célia, lembrei-me do seu casamento com meu primo) e por fim, Santa Rita do Sapucaí para então pegar a Fernão Dias 21 quilômetros à frente do planejado.


Toda a estrada em muito bom estado, quase nenhuma mata fechada, muitos pastos e morros baixos. O sol á minha direita ofuscava a visão em certos pontos, mas nada complicador. Os caminhões é que são mais agressivos e encontra-los nas curvas de mão dupla demandava atenção redobrada. As curvas mais abertas conferiam prazer à terceira dança.


Após alguns quilômetros na Fernão Dias, em Estiva, outra parada estratégica. Um pão de queijo, café, água e a barra de proteína foram o acompanhamento da análise do roteiro.

Como deixei de passar por Lambari, minha companheira recalculava o trajeto frequentemente tentando me convencer a voltar para cumprir o planejado. Vocês sabem que mulher quando cisma com alguma coisa é complicado.

Como não identifiquei as coordenadas (preciso perguntar isso para meu guru de GPS, Jeff), estava difícil achar os números de Lambari para extirpá-la do roteiro e assim convencer a GPS que diferente das demais, nessa nossa relação quem manda é o homem, PORRA!

Após alguns bons minutos concluí a operação. Novamente na estrada, não reabasteci, pois o tanque estava cheio e a Fernão Dias tem muitos bons postos não seria necessário me preocupar. Mais uma parada só para fazer eu não chegar muito cedo a Campinas o que seria bom já que meus anfitriões só estariam em casa após as 19 horas. Não estava a fim de ficar rodando à toa e cansado por uma cidade que não conhecia.

O excelente asfalto e as muitas curvas, mesmo que de raio longo me fizeram recordar, guardando-se as proporções, a BR-04, Rio Juiz de Fora, a melhor e mais bem cuidada estrada do Estado do Rio de Janeiro.

UMA VERGONHA!

Como indicado no GPS, o sol se pôs às 17:25 h e o resquício dos raios do sol mostravam um céu rosado.

Estava chegando a Campinas.

Uma excelente recepção do casal mais que simpático, as novidades após mais de 12 anos de distância, um banho e um jantar na casa de uma das sogras. Rever a filha mais velha e conhecer a caçula em outra calorosa recepção, a conversa agradabilíssima como os poucos, mas simpáticos convidados do aniversário da sogra, um arroz de bacalhau dos Deuses e mais papo deram o tom da noite fantástica. E o cansaço, infelizmente, então deu sinal de vida.

Voltamos para casa, troca de informações e dicas para o roteiro e cama.

Acordei com o despertador. Havíamos concordado que os 537 quilômetros planejados iriam ser consumidos em estradas de mão única, de boa qualidade, por isso poderiam ser percorridos em no máximo 7 horas e que então poderia sair mais tarde.

Após as coisas arrumadas, tomamos um excelente café da manhã temperado com o sol que acordara com emergia.

As coordenadas do dia na GPS, bauletos na moto, a foto com a filha mais nova apaixonada por carros e motos e a promessa de na próxima leva-la em uma volta em duas rodas.


Últimas instruções e segui após as despedidas que para mim deixarão saudades.

Minha companheira da viagem deu o ar da graça com as primeiras instruções. A primeira parada seria Boituva à aproximadamente 100 km para o primeiro reabastecimento já que não queria parar em posto em Campinas.

De repente, a GPS manda entrar à direita em uma rua estreita.  Achei estranho e alertei os sentidos. Passei por alguns motéis e à esquerda peguei uma pequena estrada de mão dupla e algum movimento. Asfalto razoável, zero de estrutura e mato dos dois lados. Segui em frente na esperança de um posto, bar ou algo confiável para esclarecimentos.

NADA!

Domingo, os poucos e modestos estabelecimentos estavam todos fechados. Segui mais uns quilômetros em baixa velocidade e parei na sombra para as duas ligações não atendidas aos meus anfitriões.

Sem opção, segui em frente e emparelhei com um carro.

“Boituva? Em frente toda vida.”

Segui a instrução, mais calmo. De repente, um aglomerado de casas e barracas, congestionamento e muita gente circulando como um formigueiro. Fui informado que era uma feira e que não seria bom eu ficar de bobeira por ali. Segui entre as duas pistas paradas evitando atropelar os que atravessavam as pistas sem olhar.

Passei incólume enquanto a GPS permanecia calada como se soubesse a merda que havia feito.

Primeira à direita e em fim uma rodovia civilizada. Segui até a Rodovia Castelo Branco para parar alguns quilômetros depois, onde planejado. A primeira barra de proteína do dia, café e água.

Sem fotos da estrada, pois ela é uma reta enorme sem nenhum atrativo. Nenhum comentário, não nenhuma dança.

Foram mais de 200 quilômetros de retas e raríssimas e longas curvas; um saco!

Com duas paradas para reabastecimento e um queijo quente:

“Bem torrado, por favor.”

“Sim senhor.”

“O queijo é prato?”

“Não, senhor, é no pão.”

“Não. O queijo é prato?”

“Não, senhor, é muzzarella.”

Fiquei sem entender. Relaxei. No final estava bo.

O asfalto de qualidade permitiu brincar com a velocidade que variou entre 140 e 220 quilômetros por hora. Só tinha isso para fazer. Era isso ou dormir.

Foi assim até pegar uma pista secundária à esquerda. De pouca qualidade com um pedágio salgado no valor de R$ 6,20 para as motos. Mão dupla, com alguns caminhões e asfalto razoável, mas que não vale o preço ainda mais após saber que seriam dois pedágios perfazendo absurdos R$ 12,40.

Melhorou um pouco com o aumento do número de curvas e a redução da temperatura. Deu para dançar um pouco antes de chegar a Londrina.

O hotel é razoável e a água quente foi um alívio. Lavei o necessário das roupas já utilizadas e aqui escrevendo enquanto faço hora para o jantar.

Até a próxima.

Boa noite!




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