domingo, 26 de maio de 2013

BOA VIAGEM!




Prezados,

Em um post anterior informei que estava iniciando o planejamento para minha nova viagem ao sul. A previsão era para setembro deste 2013, principalmente por ser época de clima ameno.

Apesar da enorme vontade de querer sair logo eu estava resignado com os então três meses de espera pela frente.

Depois de elaborado o roteiro, a lista dos itens à levar, iniciar a busca do que falta e receber e implementar as dicas os amigos ao roteiro; dei uma relaxada. Fui rápido nessas tarefas e não há muito mais o que providenciar a não ser os itens perecíveis de pouca validade, a vistoria e revisão da moto.

Desde janeiro, quando paguei o IPVA que estou tentando agendar a vistoria, além de ser muito difícil falar com gente, você fica ouvindo aquelas informações ridículas do DETRAN por muitos minutos até perder a paciência e desligar. Quando consegue fazer a ligação mais cedo e a moçoila atende, não tem data. E você que está atendendo a uma solicitação ridícula do DETRAN e paga a “PORRATODA” fica com a incumbência porque esses estúpidos não têm estrutura para atender as próprias exigências.

A vistoria deveria ser para veículos com mais de 5 anos ou sinistrados sob comunicação das seguradoras. Lembre-se que o Rio de Janeiro é o único estado que faz essa sacanagem com o contribuinte e se você reparar a quantidade de carroças ou pedaços delas andando por nossas ruas, vai entender que isso tudo nada mais é do que mais uma indústria de fazer dinheiro cujo destino é o mesmo, o bolso da corja que manda nesta merda.

Entretanto, esses caras são verdadeiras bestas quadradas. Para fazer as vistorias eles montam uma estrutura com equipamento e pessoal, absurda e cara. Sem ela, o povo teria menos um problema, estariam mais felizes e o dinheiro economizado, enfiariam em suas cuecas como já é praxe por aí.

É como o tal do choque de ordem, não dotaram a cidade de infra estrutura para acomodar o número de veículos que ela tem e nos multam por ela não existir.

A sacanagem é maior quando vemos que esses são os veículos que, às portas de uma crise energética, reduzem a quase zero o IPI para estimular as vendas.

Compramos os carros, estimulamos a economia e somos multados, rebocados e mais uma vez nós é que bancamos a “PORRATODA”.

E você compra afinal isso é o que você sabe fazer melhor, comprar. O IPI que você, incauto contribuinte, acreditou que ia economizar está aí devolvido.

Bobinho!

E foi nessa deliciosa espera que recebi uma péssima notícia.

A parte que era responsável do Projeto acabou antes do previsto e o que era esperado para o fim de agosto foi antecipado. Com isso, como não corri atrás de uma transferência de Projeto, fiquei à pé.

Quem mandou ser eficiente! Hehehe!!!

Aliás, quem precisar de um Arquiteto com Especialização em Gestão de Projetos com vasta experiência na coordenação de projetos na área de óleo &gás, construção civil e eventos, pode deixar um comentário aí em baixo com os dados para contato. Fiquem tranquilos que não publicarei.

Mas estarei disponível só após a viagem. Ok?

Surpreendeu-me minha reação e a primeira coisa que pensei foi:

“Maravilha, vou antecipar minha viagem!”

Havia a possibilidade de ter de adiar por conta de que em setembro ia iniciar outro Projeto e esse adiamento não seria por menos do que um ano. Estava puto! Seriam mais de 3 anos sem férias e isso, meus caros, é uma coisa que só faço se não houver outra opção.

Já ralei muito na vida e morrer de trabalho eu não vou. Nem por falta quanto mais por excesso.

Prefiro pouco dinheiro com tempo e prazer para gastar do que muito e ficar amarrado na cadeira do escritório ou preso dentro de uma SUV.

Voltei aos preparativos, refiz os contatos com as pessoas que vou encontrar na viagem, iniciei a verificação do estado dos equipamentos, roupas e demais itens. Iniciei a compra do que faltava (pouca coisa, ainda bem, tenho que economizar), troquei a bateria da moto que estava dando sinais de perda de vida, programei a revisão da moto para esta 2ª feira, atualizei o GPS e assim estou conseguindo cumprir as tarefas mesmo agora, com o prazo reduzido.

Não vou esconder que existia uma ponta de preocupação com relação ao meu futuro profissional, assim como também uma vontade de variar. Não por não gostar de onde, com quem e em que estava laborando, mas sim pela vontade de mudar de ares.

Para ambientes e colegas novos era só mudar de Projeto dentro da empresa. Eu pensava em uma mudança um pouco mais radical. Novos procedimentos, sistemas de gestão, produto e sei lá mais o que.

Voltar para a iniciativa privada não me parecia o melhor dos mundos, contudo não deixava de ser uma opção.

A dúvida devido a possível perda de certa segurança adquirida em mais de 10 anos na mesma empresa era o meu calcanhar de Aquiles.

O clima melhorou após o anúncio do ocorrido entre alguns da empresa e acabei recebendo algumas consultas para compor equipes de outros Projetos e o melhor, todos eles com início retardado em função de algumas ocorrências inesperadas.

Tudo se encaixava, mas a incerteza dessas “promessas” ainda estava presente. E foi assim até que recebi de um amigo, que não sabe de nada, um texto da escritora, tradutora e poetisa Lya Luft escrito quando com 74 anos.

A Idade e a mudança

"Mês passado participei de um evento sobre as mulheres no mundo contemporâneo.
Era um bate-papo com uma plateia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades.
E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.
Foi um momento inesquecível...  A plateia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.
Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho?

Onde é que nós estamos?

Onde, não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'.
Estão todos em busca da reversão do tempo.
Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.
Há outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas, mesmo em idade avançada.
A fonte da juventude chama-se 'mudança'.
De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.
Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.
Mudança, o que vem a ser tal coisa?
Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho.
Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada. Rejuvenesceu.

Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional.

Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza.
Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.
Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna.
Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem,
só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.
Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho..."

Resolvi relaxar.

Tudo está corroborando para que eu aproveite os momentos da viagem desde o planejamento até o quilômetro final percorrido na volta. Não vou ficar me estressando com o futuro que não me pertence, ainda.

O mundo está em crise?

Dane-se!

O país vive em uma bolha “Neoassistenciapopulista”?

O problema não é meu”

Vamos ter de engolir goela abaixo 6.000 médicos que a matemática mostra que Cuba precisaria de 20 anos para formar, sendo assim, é impossível serem todos médicos o que os adeptos de Teorias de Conspirações concluem serem guerrilheiros disfarçados a se infiltrar nos MSTs e a fins da vida para gerar uma Revolução?

Foda-se!

Quem mandou vocês votarem errado? Quem mandou ficar passeando em suas SUVs em vez de prestar atenção no que acontece ao seu redor?

Eu quero mais é viver a vida que se apresenta no presente. Já fiz meu pequeno, mas consistente pé de meia, mesmo!

Vou viajar!

Vou passar mais de 20 dias em duas rodas pelo sul do Brasil, Uruguai e Argentina.

Vou rever amigos feitos na vida, outros feitos na primeira viagem e conhecer novos. Ver lugares já visitados e outros por visitar. Vou degustar pratos típicos que deixaram saudades e novos que não tive tempo de provar. Beber vinhos conhecidos assim como novos que se apresentarem. Vou pilotar em estradas já visitadas e em novas que não conheço. Transcender em curvas de serras que passei e naquelas que não faço ideia de como sejam...

Não, não é problema ir só, isso faz parte da aventura. A impossibilidade de compartilhar decisões é um aprendizado, te deixa mais forte e confiante para viver a vida. Escancara sem meias palavras que você é capaz. Tem que ser não há opção; uma vez que o sucesso da empreitada depende disso.

Isso me agrada.

A única coisa que me preocupa é o frio. Não que não goste, ao contrário, até prefiro, mas eu prefiro porque é controlável é só você saber que tem de proteger as extremidades do corpo:

- Cabeça – Chapéu ou gorro;
- Orelhas – A aba do gorro ou protetores próprios;
- Mãos – Luvas;
- Pés – Meias de Lã e um par de botas de boa qualidade – Não pode entrar água.

Também não pode ter vergonha de vestir uma ceroula ou similar sintético que “grude” no corpo, depois é só vestir uma roupa um pouco mais grossa que o normal e um casaco de qualidade.
Claro que há os mais friorentos e neste caso, é só aumentar o número de casacos e acessórios. Com isso, você vai, com raríssimas exceções, a qualquer lugar civilizado no mundo.

Agora, imagine-se no hemisfério sul, acima do trópico de Capricórnio, em pleno verão, no centro de uma grande cidade, à pé indo almoçar. Você vai estar morrendo de calor, suando em bicas e não poderá fazer nada. Por menores e leves que sejam suas roupas, você ainda estará com calor e não poderá tirá-las.

Até pode, mas estará correndo um sério risco por conta da falta de civilidade, sua e dos que estiverem ao seu redor.

No meu caso, por experiências anteriores inclusive muitas na neve, não vejo muitos problemas em antecipar a viagem para uma época de clima mais frio.

Sendo assim, chego a conclusão de que o frio não deve ser minha preocupação e sim o frio estando sobre a moto.

Após o levantamento que fiz, parece que tenho todas as roupas e acessórios para uma viagem confortável mesmo no inverno. Entretanto, como nunca vivi essa situação, não sei se serão suficientes para isso.

Todavia, nessa onda de fazer mudanças para rejuvenescer, mesmo isso não sendo uma prioridade, vamos nessa que é bom à beça.

Afinal, como dizia o famoso filósofo Garibaldo:

“Todo dia é dia toda hora é hora!”

Faltam ainda alguns dias, mesmo assim, em homenagem ao pessoal do sul, vou citar mais uma poetiza:

“Tá na hora tá na hora...!”

“Boa viagem!”

Obrigado.



2 comentários:

  1. Geraldo,

    Admiro tua decisão, facilitada também pelo estágio de vida profissional e financeira em que te encontra. Ainda chego lá.

    Sabes que tens que passar por Garibaldi, onde jantaremos juntos e tomaremos uns vinhos.

    Quanto as citações, preferimos a Lya Luft, até porque a outra, acho que é "carioca", eheheheh...

    Abraços!

    Marcos Mazzutti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcão!

      Com certeza estaremos todos juntos revivendo os bons momentos da viagem anterior.

      Forte abraço, grande amigo.

      Excluir