domingo, 28 de março de 2010

OS ATORES DA ÁRVORE


Não são poucos que sabem que tenho um companheiro. De origem inglesa, sempre que podemos estamos passeando pelos parques da cidade. Um dos preferidos dele é o da Lagoa, mais precisamente aquele localizado junto a quadra de baseball que, em novembro, vira parte do palco que abriga a festa de inauguração da árvore de Natal da Lagoa.

Esse sábado, estávamos em um de nossos passeios nesse parque e enquanto meu companheiro brincava com seus amigos, também de quatro patas, reparei um movimento estranho na quadra de baseball.

Estava distante, mas consegui identificar que eram os jogadores e demais elementos do grupo, Não estavam treinando ou jogando como sempre fazem aos sábados e domingo.

No meio da quadra havia um monte de areia e eles, com ajuda de pás, baldes e outros equipamentos, estavam tapando os buracos do campo.

Isso me lembrou que exatamente no fim de semana após a desmontagem dos andaimes que compuseram os elementos da festa de inauguração da árvore do ano passado, eles estavam lá fazendo o mesmo serviço, porém em proporções bem maiores.

Na época eu tirei uma foto com meu celular e por não ter ficado boa não consegui cumprir a intenção de mandá-la para um jornal ilustrando um texto de indignação.

Dessa vez, com uma máquina emprestada, consegui imagens satisfatórias.

Pois é pessoal, desde que nosso novo Prefeito assumiu ele veio com essa história de Choque de Ordem, mas está claro que a intenção dessa onda não é o que realmente parece.

Ora, se você realmente quer ordem deve preparar a cidade para que as pessoas possam cumprir as leis. Como não estacionar nas calçadas se não existe vagas para tantos carros? Ah! Tá bom! Você vai dizer que há muitos carros nas ruas transportando apenas uma pessoa. Sim, concordo, inclusive conheço alguns deles. Mas há ruas e transporte descente para que essas pessoas abdiquem de seus carros?

Entenda-se por rua descente aquela sem buracos, asfaltada com asfalto de qualidade.
Entende-se por transporte descente: Metrô, ônibus, trens, etc.; confortáveis, climatizados, que cumpram o horário estipulado e em quantidade suficiente para que não sejamos tratados como gado?

Não! Mas temos funcionários da Prefeitura espalhados pelas ruas, com suas viaturas e reboques (subcontratados de quem?) tumultuando mais ainda o trânsito, prontos para multar e rebocar.

Sim senhores e senhoras (agora não esqueci, rs) não há vontade em arrumar a cidade a vontade é outra, não sei o que seria, mas imagino.

Não há interesse de recompor a quadra de baseball porquê são poucos os que a utilizam, portanto poucos votos.

Com certeza, no início do ano que vem, em uma manhã de sábado, eles estarão lá, mais uma vez, arrumando sua “casa”. Estarão, como atores, desempenhando seus papéis, papéis que não gostariam de estar desempenhando, por não ser sua responsabilidade.

Boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário