Resultado de um desejo de anos, essa viagem em fim vai sair do plano etéreo para se tornar realidade.
Não é a que eu queria fazer, essa estava toda planejada e pronta para acontecer. Seria internacional. Além das cidades brasileiras, passaria por Mendonsa, Santiago, Pucon, Bariloche, Bahia Blanca, Montevidéu, entre outras.
Mas conforme o planejamento ia sendo feito os que tinham se comprometido foram, aos poucos, declinando por diversos motivos. Respeitáveis, mas eu entendo que chega uma hora em que devemos pensar em nós mesmos antes de qualquer coisa e se algo é muito importante devemos abrir mão de outros para conquistá-lo. Claro que existem limites e estes são dados pelas escolhas de cada um.
Fiquei só e não gostaria de deixar de completar um dos “algo importantes” que desejo.
Mesmo que parte dele.
Sim porque em meus planos não faz parte correr riscos desnecessários e uma primeira viagem de moto, tão longa, complicada por terras inóspitas não é para ser feita só, por mais atrativa que possa parecer.
Mas não desisti, ela está guardada em um lugar especial para se realizar assim que possível.
Também não vou ficar esperando de braços cruzados, então resolvi fazer a parte nacional como aperitivo da principal.
Marquei as férias e como bom capricorniano, iniciei os preparativos.
Essa semana iniciei a fase de planejamento relacionando as tarefas que tenho de cumprir antes, durante e depois da viagem.
- Preparar roteiro;
- Programar paradas de descanso e abastecimento;
- Programar pernoites e lugares a serem visitados, incluindo tempo de estada;
- Pré reservar hotéis;
- Relacionar os equipamentos de comunicação (celular, GPS, computador, etc.)
- Relacionar os equipamentos de proteção (capacete, casaco, botas, etc.);
- Definir roupas, itens de higiene pessoal e primeiros socorros;
- Relacionar despesas e respectivos custos;
- Programar as revisões da moto (antes e depois da viagem);
- Reservar hotel para @Boris Staford;
- Etc.
De posse dessas informações, serão relacionados e adquiridos os itens que faltam.
Não posso esquecer de elaborar um cronograma dispondo essas atividades no tempo a fim de verificar se o cumprimento delas poderá ser feito no tempo disponível.
O roteiro foi escolhido e está sendo refinado e para tal, elaborei uma planilha com as informações básicas. As distâncias estão sendo computadas para que não seja necessário rodar mais do que 500 quilômetros por dia. Essas distâncias serão divididas em intervalos médios de 150 quilômetros após os quais será feita uma parada estratégica para abastecimento, consumo de um leve lanche e um copo de café. Duração prevista de 30 minutos cada uma.
Se desejar, clique na imagem para ampliar.Não é a que eu queria fazer, essa estava toda planejada e pronta para acontecer. Seria internacional. Além das cidades brasileiras, passaria por Mendonsa, Santiago, Pucon, Bariloche, Bahia Blanca, Montevidéu, entre outras.
Mas conforme o planejamento ia sendo feito os que tinham se comprometido foram, aos poucos, declinando por diversos motivos. Respeitáveis, mas eu entendo que chega uma hora em que devemos pensar em nós mesmos antes de qualquer coisa e se algo é muito importante devemos abrir mão de outros para conquistá-lo. Claro que existem limites e estes são dados pelas escolhas de cada um.
Fiquei só e não gostaria de deixar de completar um dos “algo importantes” que desejo.
Mesmo que parte dele.
Sim porque em meus planos não faz parte correr riscos desnecessários e uma primeira viagem de moto, tão longa, complicada por terras inóspitas não é para ser feita só, por mais atrativa que possa parecer.
Mas não desisti, ela está guardada em um lugar especial para se realizar assim que possível.
Também não vou ficar esperando de braços cruzados, então resolvi fazer a parte nacional como aperitivo da principal.
Marquei as férias e como bom capricorniano, iniciei os preparativos.
Essa semana iniciei a fase de planejamento relacionando as tarefas que tenho de cumprir antes, durante e depois da viagem.
- Preparar roteiro;
- Programar paradas de descanso e abastecimento;
- Programar pernoites e lugares a serem visitados, incluindo tempo de estada;
- Pré reservar hotéis;
- Relacionar os equipamentos de comunicação (celular, GPS, computador, etc.)
- Relacionar os equipamentos de proteção (capacete, casaco, botas, etc.);
- Definir roupas, itens de higiene pessoal e primeiros socorros;
- Relacionar despesas e respectivos custos;
- Programar as revisões da moto (antes e depois da viagem);
- Reservar hotel para @Boris Staford;
- Etc.
De posse dessas informações, serão relacionados e adquiridos os itens que faltam.
Não posso esquecer de elaborar um cronograma dispondo essas atividades no tempo a fim de verificar se o cumprimento delas poderá ser feito no tempo disponível.
O roteiro foi escolhido e está sendo refinado e para tal, elaborei uma planilha com as informações básicas. As distâncias estão sendo computadas para que não seja necessário rodar mais do que 500 quilômetros por dia. Essas distâncias serão divididas em intervalos médios de 150 quilômetros após os quais será feita uma parada estratégica para abastecimento, consumo de um leve lanche e um copo de café. Duração prevista de 30 minutos cada uma.
No planejamento da viagem principal tive o prazer e sorte de ser apresentado a um experiente motociclista com várias dessas viagens realizadas. Foram quase dois dias onde recebi instruções e dicas baseadas nas lições aprendidas em suas diversas aventuras.
Aprendi muita coisa sobre documentação, equipamentos, alimentação, manutenção da moto, etc.
Uma das dicas mais importantes foi que na estrada não se deve comer em demasia, para evitar o sono. Sendo assim, almoços estão vetados, serão substituídos por lanches leves, sem carne ou derivados (presunto, outros frios, lingüiças, etc.).
Ao final do dia, antes de chegar ao local de pernoite, carboidratos e após o banho, se der vontade, um prato reforçado.
Bom pessoal, por enquanto é só, aos poucos, com a evolução, vou postando novas informações.
Durante a viagem, pretendo postar textos e fotos como um diário de viagem, não serei o primeiro a fazer isso, mas também não posso deixar de fazê-lo.
Fiquem por aí que vamos trocando idéias.
Até o próximo.
Geraldo,
ResponderExcluirTo um pouco ocupada...dando um jeitinho no meu conjugado parisiense rsrsrs uma nova experiencia para mim.
Mas quero te responder rapidamente. A primeira coisa: viajar sozinho é muito bom...até vicia.
Minha primeira viagem a europa aconteceu da mesma forma. Nao tinha ninguem pra vir...pensei...nao vou ficar esperando. Vim. E ali iniciei uma serie de viagem dedicadas a alguns paises, sendo que 90% sozinha.
Fiquei invejando seu planejamento!!!!! minha lua em Aquario nao planeja nada, apenas o imponderavel, portanto preciso escolher o que vou fazer hj. Como Paris é velha conhecida...fica mais facil.
Depois te escrevo com mais calma
Nossa vida é do tamanho de nossos sonhos!!!!!!!!!
A liberdade nâo tem preço!!!!!!!!!!!
Uma viagem de moto, sozinho, é um sonho de liberdade maior.
Otima viagem!!!!!!!!!!!
Au revoir
Bjs
Sonia
Querido Amigo,
ResponderExcluirJá fiz algumas viagens de moto,e, posso te dizer que é a melhor viagem do mundo!!!
Certamente gostaria de estar contigo, mas nosso tempo é diferente.
Meu sonho será realizado daqui a 8 anos, quando, irei aos EUA de moto, ou alugarei uma lá. Farei a ROTA 66 e , se o tesão ainda for grande, chegarei em Nova York.
Parabéns pela organização, eu encheria o tanque e pau na máquina!!!!!.
Fé em DEUS e mão no acelerador!!!!!!
Não esqueça das fotos para o Diário da sua super viagem.
Forte abraço
Rei.
Sonia e Rei,
ResponderExcluirValeu pelo apoio.
Até o próximo.
Olha, que máximo. Quem tem um objetivo me orgulha. To torcendo pelo sucesso da experiência. Quando passares pelo sul... pode tratar de lembrar de mim.
ResponderExcluirRs.